quarta-feira, 1 de abril de 2009

Democracia?

democracia

Créditos pela imagem: mataparda

Democracia: palavra que advém dos radicais gregos demos (povo) e kracia (governo). Deste modo significaria algo como “o governo do povo”. E é com tal premissa que tal conceito é divulgado e se perpetua na forma com que a sociedade acaba por concebê-la.

No entanto, possuo um profundo ceticismo com relação a ela. Tanto mais com relação à forma com que vêm se articulando as instituições democráticas em nosso país.

Evidentemente há de se considerar que a democracia em nosso país ainda encontra-se num processo de consolidação. Como é bem sabido, as instituições democráticas brasileiras são de tempo recente. Excetuando-se um leve entrecorte entre os anos de 1946 e 1964, mas mesmo assim se dando de forma bem enfraquecida, bastante populista e com grandes contradições, remonta ao pós-ditadura militar.

No entanto, mesmo com tão breve história não foram raros os escândalos envolvendo partidos e seus políticos após receberem o “voto de confiança” para representarem a sociedade brasileira. Já o primeiro presidente Fernando Collor sofreria o impeachment por praticar corrupção. Em tempos mais recentes o Partido dos Trabalhadores, que sempre levantou a bandeira da “não-corrupção” e da luta pelo povo, estaria envolvido em um amplo esquema envolvendo suborno que objetivaria o apoio de certos parlamentares para viabilizar a aprovação de determinados projetos.

A meu ver, o grande problema da democracia representativa e a forma como ela se articula em nosso país é o fato de que ela se efetiva nada mais, nada menos como um sistema que privilegia a manutenção das classes dominantes* no poder.

Alguns refutarão tal hipótese alegando que atualmente temos um presidente que advém das camadas populares e que em seu governo há uma série programas voltados à classes mais desprovidas. No entanto, creio que pelas próprias condições em que esta fundada nossa sociedade, que o atual governo do presidente Lula foi pouco capaz de atenuar as contradições sociais de nosso país. Há a aprovação população, a maior da história segundo as pesquisas, mas ela se fundamenta muito mais no sucesso das políticas assistencialistas (que não melhoram de fato a posição social dos pobres e apenas reforçam sua dependência) e numa satisfação devido a uma razoável melhoria das condições econômicas da pessoas em geral, mas que nada mais é do que resultado do fortalecimento das empresas e do capitalismo brasileiro. O pior é que diante da crise mundial, mesmo com alguns prognósticos de certo modo positivos à economia brasileira, há um enorme risco de que as classes trabalhadoras sejam as mais “penalizadas” em conseqüência de seus efeitos. O que já vem ocorrendo, principalmente àqueles empregados por empresas multinacionais aqui estabelecidas.

Voltando ao tema em questão, ainda acredito que nosso sistema que se diz democrático há uma série de falhas e lacunas. Nem tanto como se projeta legalmente, mas como se dá de forma real. É muito bonito quando lido a partir dos instrumentos legais que o legitimam. Mas chega a cheirar a mais pura hipocrisia em sua forma prática.

O que vemos no mais das vezes? Vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e até presidentes nenhum pouco comprometidos com os problemas reais da população e menos interessados ainda em resolvê-los. Sua retórica utilizada principalmente em tempos eleitorais remonta a mais pura demagogia (que defino como a arte de enganar o povo). A atitude desses senhores é bem expressa nas palavras do filme brasileiro Terra em Transe, quando é dito (não exatamente com as palavras a seguir) que: “O político, quando eleito, não cumpriu as promessas do candidato”.

Ou seja, sempre vemos um enorme distanciamento entre o que é prometido e o que se dá na práxis política de nossos governantes.

Sei que, que alguns que vierem a ler isso aqui, dirão coisas tais como: “melhor a democracia de hoje, que proporciona certa liberdade, do que a ditadura militar”. E concordo plenamente com relação a isso. Mas não concordo que devemos assumir tal postura, que para mim, beira o conformismo.

Até mesmo em relação à liberdade há uma série de restrições. E de certo modo, mesmo que não institucionalizadas legalmente, ocorrem no dia-a-dia das pessoas e em certos termos com a conivência das instituições democráticas. Por isso, ainda hoje se tem o espaço para que se prolifere a intolerância e o abuso da própria democracia. Por isso a democracia não é ainda o governo que faz valer a voz do oprimidos. Por isso não é o sistema capaz de que sejam verdadeiramente ouvidos os negros, nordestinos, operários, homossexuais e outros grupos tão discriminados socialmente.

Por fim, ressalto que creio piamente nos valores básicos da democracia. Que muitos mais do que uma "ditadura da maioria" seria uma forma de governo onde as diversas opiniões e posições de um sociedade deveriam ser lançadas de um modo em que a decisão não se desse pela diferença, mas pela convergência.

E neste ponto defendo mais que nunca a tal democracia. O que não infere que eu acredite que a forma como ela é praticada seja realmente isenta de problemas ou que estes não possam ser resolvidos. Ou que simplesmente, aceite a forma com que a democracia venha se tornando a cada dia mais banalizada ou transformada num palco de disputas mesquinhas de grupos que estão no poder. Quem se lança à candidatura para representar um segmento não deve ter colocar interesses pessoais ou partidários acima das reivindicações de seus eleitores. Mas é o que ocorre... E muito disso é resultado da própria sociedade que permite que a podridão de certos políticos venha a se manifestar.

Acredite. Qualquer pessoa pode ter uma ação política real. E isso não implica que se deva ser político profissional. Basta não fechar os olhos para os problemas, que não sãomeras ilusões e estão bem diante de nós.

Bom. Já falei demais... Melhor lançar a pergunta: O que é democracia para você?

* Uso o termo “dominante” com certas ressalvas. A “dominância”, sob minha perspectiva, representa também uma inter-relação entre aquele que é tido como “dominante” e o “dominado”. O “dominado” acaba por se sujeitar à dominação imposta em muitos aspectos. O que não exclui a hipótese de que ele venha também articular a defesa de seus interesses contrapostos em relação aos daqueles dos que estão em posição inversa. Dominância deste modo não implica simplesmente em sujeição ou passividade, mas num processo em que o “dominado” também é sujeito de suas ações.



Creative Commons License
Democracia? by Diego? Glommer? is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at solucomental.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://solucomental.blogspot.com.

9 comentários:

  1. Vou ser bem sincero!
    Pra mim, Democracia no Brasil quer dizer "DEMO"= Demônio e "Kracia"=Governo.. ou seja Governo do Diabo!
    Numa sociedade que pede por justiça, emprego, educação, saúde e vê seu salário indo pro bolso dos políticos corrúptos, os seus impostos servindo pra tapar buracos da economia produzidos por irresponsabilidades dos governantes, só pode ser obra do "CAPETA"...
    Não adianta tapar o sol com a peneira...
    enquanto os atuais políticos continuarem a dar o mal exemplo, toda e qualquer pessoa que queira entrar na polític pra tentar melhoorar algo, vai, fatalmente, se corromper! E assim, não adiantará tentarmos votar em pessoas corretas, pois no Brasil, nunca existirá político honesto!!!
    Excelente post!!
    Parabéns!!
    ______________________________________
    Visite: http://misturandotudodeumavez.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Fala-se muito do Governo. No Brasil culpa-se o governo por tudo, mas democracioa nada mais é do que representação e para mim estes políticos que estão no poder nada mais são do que a representação de seu povo. Será que as pessoas desse pais estão comprometidas com os problemas reais da população e interessadas em resolvê-los? Cada um parece preocupado só com o seu. Os que realmente se importam são uma minoria ínfima. É isso que vemos no congresso.

    Não vai surgir do dia pra noite um congresso maravilhoso que vai resolver os problemas do país. O congresso vai melhorar se o pais melhorar e piorar se a gente continuar piorando. Honestamente, acho que no momento o povo Brasileiro está "muito bem representado".

    Rodrigo Andolfato

    ResponderExcluir
  3. Cara, que post!
    Minha opinião: Todo e qualquer governo que pretenda ser assistencialista, mantendo os níveis de educação lá em baixo (para manobrar melhor!),incentivando invasões em propriedade alheia, efetuando prisões de ricos de forma espetaculosa (para mostrar aos pobres quem manda!), e deixando os amigos roubarem sem punição, não é e nem vai ser democrático.
    A propósito, nas próximas eleições, "Vote no Diego!".
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. no brasil não existe democracia salve-se lá 1 caso em mil e como vc ao assunto sou extremamente cética tbm

    ResponderExcluir
  5. No Brasil vivemos em uma falsa democracia, o que é lamentável.
    Democracia remete a Grécia Antiga em que o povo se reunia para discutir, debater e escolher o que era melhor para as cidades. Lógico, exemplo bem simplificado, mas que apesar de básico mostra como deveria de fato ser. Democracia de fato seria um governo do povo, da união do povo, mas creio que ao eleger um único representante essa democracia vai pelo ralo, pois onde há muito poder é comum que outros queiram uma fatia do bolo e é aí que o povo, nós, população nos prejudicamos. Um grupo de moradores ou uma ONG pode ser bem mais democrática do que o Governo e pode discutir e trabalhar em prol de todos ou da grande maioria que realmente necessita.
    Bom, é um assunto que gosto e que dá margem para vários outros temas e questionamentos, por enquanto fico por aqui, mas creio que teremos bons temas para discutir, sou formada em História :o)
    Sobre a parceria, sim, gostei do seu blog e hoje mesmo enviarei o banner do meu blog para você ok?
    Parabéns e até mais Diego.

    ResponderExcluir
  6. Poxa você se adiantou a mim, estou publicando agora um post sobre política que tenho esboçado desde o começo da semana hahahah.

    E Concordo com o Rodrigo: o brasileiro tem o governante que merece; mas talvez não o que precise. Qualquer semelhança com Jim Gordon ao final de "The Dark Knight" é mera semelhança hahaha

    Passa lá no meu que tem coisa interessante sobre a atualidade tbm, embora eu esteja batendo mais num conjunto restrito do que no sistema como um todo. Abraços e bora do lado A: soluçante, pro lado B: Trash. Hehe Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito na democracia, no livre pensamento na liberdade de escolher seus representantes...
    O problema não é a democracia mas o que fazemos com ela!Me responde quantas pessoas assistem jornais ou leem artigos? A maioria prefere assistir uma novelinha da globo...
    A mudança está em nossas mãos e nas nossas escolhas.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse tema. Democracia para mim é acesso ao voto igualitário de todos os cidadãos e tal.. só que a gente sabe que votos são vendidos, pessoas são influenciadas, campanhas são mentirosas, partidos são volúveis, alianças são de interesses individuais e não coletivos, há mais desinformação do que informação imparcial nesse pais (até mesmo porque esta está concentrada)... eu sei disso, você sabe disso, mas o resto do povo não pode saber nunca, se não... bem, se não vamos todos para a rua tirar a roupa e pular carnaval, agora todo o dia de todos os anos. aqueles que sabem ficam quietos, os poucos que fazem sem perdem nos seus interesses e os muitos que mandam na gente continuam rindo a toa da nossa própria incompetência. eu acho que democracia é isso, o sistema que te deixa feliz porque você participa, só que você não sabe do que está participando, quais são os partidos? os deputados? o histórico? o que é possível ser feito? parece até que agora tudo bem se houver corrupção contanto que ela esteja nas capas dos jornais. eu acredito na democracia, mas não na que se faz pelo mundo, nem aqui, nem em lugar nenhum, porque eu acho que o único jeito dela dar certo é tendo indivíduos conscientes (com comida, saúde e educação) para fazer a roda girar. beijo*

    ResponderExcluir
  9. e ae Diego, tudo blza?

    Cara eu fiquei um tempo off, mas agora estou de volta, precisando de qualquer coisa é só falar. ^^

    Ah... Parabéns pelo blog, está fazendo um ótimo trabalho.

    t+

    ResponderExcluir